Quando salvar vidas requer preparo extremo
Muita gente provavelmente já presenciou os bombeiros atendendo vitimas de acidentes de trânsito, soterramentos, pessoas com queimaduras, afogamento e outros tipos ocorrências. Mas o que ninguém imagina é como esses homens são treinados para enfrentar casos em que, muitas vezes, há mais de uma vítima.
Na manhã desta terça-feira (18), a corporação dos bombeiros de Brusque foi treinada, mas desta vez para atender ocorrências com múltiplas vitimas, como dizem os soldados.
É o chamado Treinamento Start de Triagem, onde todo um processo é separado para que as pessoas nos vários tipos de acidentes ou catástrofes naturais possam ser atendidas.
Esses recursos iniciais vão além do que a equipe de socorristas tem de imediato. Método que possibilita com que os bombeiros possam, de forma rápida, classificar e tratar as vitimas, levando-as o mais rápido para atendimento médico.
Numa ocorrência com grande número delas, a primeira equipe que chega ao local inicia o gerenciamento da situação e solicita os recursos necessários. Depois disso começa a classificação dos atingidos, que são feitas por cores: a vermelha representa prioridade máxima, enquanto que a amarela se torna a segunda prioridade, a verde são as vitimas que podem esperar mais tempo, ou que possuem ferimentos leves, e a preta é quando as vitimas estão sem vida.
Tudo isso foi exposto em campo com a participação, em simulação real, envolvendo o Corpo de Bombeiros e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Também foi citada a preparação dos hospitais para receber as vítimas e outros tipos de viaturas que possam auxiliar nesse tipo de ocorrência.
A simulação foi realizada no quartel dos Bombeiros do Bairro Águas Claras. Curiosos e motoristas que passavam pelo local puderam ver o trabalho da equipe em ações ágeis na forma de como se deve proceder numa emergência desse tipo.
O palestrante do curso foi o soldado Lauer, do Corpo de Bombeiros de Blumenau. Ele lembrou o acidente na rodovia BR 470, em Gaspar, que envolveu uma Van que transportava alunos do município Nova Erechim, no Oeste do estado, e resultou na morte de quatro pessoas. O veículo colidiu contra um caminhão que seguia em sentido contrário. Os estudantes estavam indo para um excursão no litoral catarinense. O acidente ocorreu no dia 3 de setembro de 2010.
"Nesta ocorrência foi feito este procedimento de triagem das vitimas. Infelizmente, quatro foram vitimas fatais. Aqui em Brusque, o Corpo de Bombeiros adquiriu os kits de triagem, possibilitando a aplicação desse procedimento. Agora, o município precisa reestruturar os procedimento envolvendo Samu, viaturas de entidades particulares e hospitais também", explicou o bombeiro Lauer.